Faça memórias

SOBRE O CURSO

Faça Memórias é um Curso de arte e de estímulo de memória, que vem se desenvolvendo para idosos com Alzheimer ou com problemas de esquecimento. Visitas às exposições são especialmente guiadas e elaboradas para fazer das obras de arte expostas, temas de conversas e de estímulo de atenção e memória. Na sala de artes, diversas práticas artísticas com técnicas e propostas específicas, buscam resgatar a história pessoal e afetiva dos alunos além de garantir a autonomia e qualidade de vida. O curso enfoca as artes plásticas, a história da arte e técnicas artísticas e jogos para ativar memórias.

 

O que vou aprender?

As oficinas estão disponíveis para a população idosa que busca um primeiro contato com as artes plásticas e para idosos com perda de memória, doença de alzheimer ou outro diagnóstico relacionado ao envelhecimento. Com o projeto, a qualidade de vida dos idosos com o diagnóstico de doenças que degeneram a mente e a memória melhora consideravelmente. Os próprios cuidadores ou parentes que costumam levar os alunos ao curso semanalmente reportam que eles sentem o momento prazeroso que é o compartilhamento da arte.

 

Professores

Em contratação.

Do que preciso?

O aluno precisa ter ânimo e alegria para participar das aulas dinâmicas.

 

Vantagens

  • O “Faça Memórias” é dividido em dois momentos: o fazer artístico, cujas aulas ocorrem na sala de artes, e jogos para ativar memórias e interação entre alunos. O que os idosos produzem, eventualmente, também pode fazer parte das exposições que acontecem no final de cada semestre “Muitos vêem para as aulas para se sentir valorizado,  como ser social e porque entendem que a arte dá leveza e deixa a doença mais branda. Idosos muitas vezes agressivos em casa podem ficar mais tranquilos aqui. Faremos muitos jogos para ativação da memória.